Previna-se da Trombose Treinando Musculação.

Previna-se da Trombose Treinando Musculação.

Se engana quem pensa que a musculação está liberada a todos aqueles que tem trombose. Antes de tudo é indicado ao esportista que ele consulte um médico e verifique se não há nenhuma doença que irá prejudicar o progresso dentro da academia.

Principalmente se a pessoa é portadora de diabetes, pressão alta e outras doenças especiais. Este artigo em especial vamos falar sobre uma doença que atinge muitas pessoas, a trombose. Muitas pessoas não entendem a relação entre a trombose e musculação ainda levanta muitas dúvidas nas pessoas que tiveram ou tem essa doença. A grande pergunta é, portadores dessas doenças podem ou não podem treinar? 

Em todos os artigos do nosso site “Studio César Vecina”, eu digo e repito, exercícios físicos auxiliam na prevenção e tratamento de diversas condições físicas e mentais de saúde. Dentre as doenças graves que poderão ser evitadas ao praticar esporte, é a trombose. A seguir citarei diversas dúvidas que as pessoas em geral tem sobre este assunto, para que você possa entender como a musculação ajudar na prevenção. 

 

Mas, o que a trombose causa? e o que é essa doença? 

Um dos maiores fatores de risco desta doença é o coágulo sanguíneo, que causa complicações na circulação sanguínea, e que prejudica totalmente a funcionalidade do organismo. Por isso, essa doença é classificada como grave, pois, dificulta a irrigação do coração, pulmões e cérebro. Esses coágulos geralmente aparecem nas pernas, mas podem ocorrer em diversas áreas do corpo humano.  

O que pode prejudicar ainda mais é quando o coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, causando um processo chamado de embolia. 

Lembrando que é sempre necessário fazer exames corriqueiros, para prevenir certos tipos de doenças. Praticar exercícios é extremamente necessário, os benefícios são incontáveis, inclusive para a prevenção desta doença, quando o seu corpo está em movimento ocorre uma melhora na circulação sanguínea do seu corpo. 

 

Quando ocorre a trombose e quais são os sintomas? 

A maioria dos casos que causam a trombose está relacionada ao sedentarismo e hábitos ditos como não saudáveis. Se você trabalha muito tempo sentado ou em pé, sem movimentação, facilita o surgimento da doença, entre outros fatores também estão como o sobrepeso, hereditariedade, uso de anticoncepcional e o tabagismo também aumenta o desenvolvimento desta doença.  

Os sintomas podem variar, entre dores, inchaço, calor, veias salientes, manchas na pele e sensibilidade no órgão afetado. O que pode ocorrer é os sintomas começarem a se manifestar quando a situação já está grave, mais um motivo para focar na prevenção desta doença.  

Desde um alongamento até a realização de um esporte profissional, é indicado para prevenir a trombose.  

 

Como os exercícios podem ajudar na prevenção? 

Como já dito neste artigo, ter hábitos não saudáveis é um dos grandes fatores que causam a trombose, por exemplo, a alimentação, o sedentarismo e outros fatores. Por tanto, os exercícios físicos e uma alimentação saudável são essenciais para garantir a prevenção. 

A musculação não é o único esporte que previne a trombose, a dança, exercícios aeróbicos, natação são fortes aliados para inibir esta doença. No entanto a musculação tem um fator específico neste tópico, pois fortalece os músculos, os ossos, e os tecidos, com isso ela ajuda no melhoramento corporal como um todo e ajuda no desenvolvimento mental.  

É claro que a hereditariedade (famílias que carregam no sangue uma desordem que facilita a coagulação sanguínea, chamada de hipercoagulabilidade) e ela não é um dos fatores de riscos principais, porém misturada com outros há chance de evoluir. A trombose é uma doença que não a sexo e nem idade, ela pode atingir a todos que se encontram na área de “risco”.  

Essa doença pode causar danos irreversíveis, e se não for tratada a tempo pode ser fatal. Portanto, a dica é clara, é melhor prevenir do que remediar. 

Praticar qualquer esporte físico, além de evitar doenças como trombose, também evitará muitas outras doenças, inclusive mentais. Caso você queira saber mais sobre este assunto, no nosso site temos um artigo específico sobre isso: “Depressão, como praticar esporte pode salvar a sua vida.” 

 

Quem teve trombose pode fazer musculação? 

Antes de tudo, procure uma orientação médica para que não ocorra nenhuma complicação, logo após siga com o acompanhamento periódico. Se você tem ou teve esta doença, nunca comece um treinamento sozinha, busque uma orientação, neste momento é o mais indicado. E se você ainda tem trombose, fique atento, se pensa em entrar na musculação, todo o cuidado é pouco.  

 

Quem tem, pode fazer musculação? 

Sabemos que este mal causa vários sintomas, incluindo dores e sensibilidade extrema, que na qual poderá impossibilitar e limitar movimentos, o que restringe a realização até de atividades cotidianas durante esta fase. Porém, isso pode ser controlado e medicado, e assim que os sintomas serem de vez “apagados” o médico poderá liberar o retorno às suas atividades cotidianas.  

Por isso, que na fase aguda é necessário manter repouso, assim, tanto no esporte, quanto no repouso médico é fundamental para melhorar os sintomas e agilizar a cura.  

Ter em mente que mudanças de hábitos são necessárias é essencial para garantir uma “cura” rápida. Cuidados gerais, como alimentação natural, o uso de meias elásticas, hidratação adequada, deverão ser mantidas do início ao fim. E durante os exercícios, evite traumatismo nas regiões em que foi afetada pela trombose, lembrando sempre de seguir as orientações médica.  

O educador físico também é essencial, treinar com um profissional é saber que a sua saúde física está garantida. O mesmo saberá passar um treino gradual e personalizado de acordo com a sua necessidade.  

Independente da doença, realizar algum tipo de esporte é indicado para todo o mundo, sem restrição, uma caminhada ao ar livre, realizar alongamento e aquecimentos, danças, teatro, artes marciais e outra infinidade de possibilidade. Sabemos que o sedentarismo pode prejudicar de fato a sua saúde (física e mental).  

Então, o melhor remédio para a trombose é os exercícios diário, sabendo disso, vamos começar a praticar? 

Caso você tenha alguma dúvida sobre musculação e deseja entrar em uma saudável, não hesite em procurar um de nossos profissionais. 

Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!   

Grande abraço e até o próximo post,   

Studio Prof. César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00