Depressão, como a Prática de Esporte pode Salvar a sua Vida!

Depressão, como a Prática de Esporte pode Salvar a sua Vida!

Que praticar exercícios físicos é bom, isso todo mundo já sabe. Agora o que as pessoas não sabem é que, quando elas praticam o cérebro libera neurotransmissores que ajudam as pessoas se sentirem melhor. O cérebro produz endorfina (produz uma sensação de alegria), serotonina e dopamina (responsável por promover efeitos analgésicos e tranquilizantes) que por fim ajuda aliviar os sintomas da depressão

 Mas antes de tudo, é preciso esclarecer o que é depressão e como ele afeta a sociedade como um todo. 

A depressão é uma doença psiquiátrica que produz sentimentos de profunda tristeza, culpa e muitas vezes alteração de humor. No dia a dia essa doença afeta o tempo todo, diferente da tristeza de luto ou acontecimentos difíceis ou desagradáveis

Esta doença atinge em qual quer hora ou qual quer momento da sua vida, causando:

  • Insônia ou sonolência; 
  • Fadiga ou perca de energia constante; 
  • Baixa autoestima; 
  • Alteração de peso (Ganho ou baixa de peso); 

Essa doença pode ser tratada com medicamentos e muitas vezes consegue ser curada com o acompanhamento familiar, exercícios físicos e fazendo o tratamento psicólogico regulamente. 

Essa doença pode ser gerada por uma disfunção bioquímica no cérebro ou até mesmo estar relacionado a genética do paciente. Entretanto, o estresse cotidiano facilita fazendo com que fique vulnerável a novas crises. Pessoas que sofreram bullying na infância, pessoas que consomem drogas licitas ou ilícitas, estresse físico e psicológicos tendem a ser mais suscetível a essa doença.

Porém, estudos confirmam que praticar atividade física ajuda no combate a depressão. 

Sabemos que é muito difícil criar animo para sair da cama quando temos uma tristeza que afeta o nosso corpo, porém, estudos afirmam que praticar atividade física melhora o bem-estar psicológico além da condição física. 

Temos o conhecimento de que a pratica de exercícios físicos liberam endorfinas, o hormônio do prazer

O estimulo ocorre por causa da sensação do dever cumprido, a pratica diariamente libera os neurotransmissores que influencia a felicidade no corpo. 

É claro que, para que o tratamento ocorra com sucesso, o paciente deverá consultar o médico psiquiátrica para que ele faça a prescrição corretamente dos medicamentos a ser tomado, os exercícios vão ajudar na liberação de endorfina que irá liberar a sensação de bem-estar

 

Como começar a praticar

Antes de tudo é necessário respeitar o seu corpo, conheça ele, comece fazendo alongamentos dentro de casa, quando você estiver disposto e sentir necessidade comece a fazer caminhadas pelo parque ou até mesmo pela rua. Logo após, comece pensar grande, uma academia de malhação, ou um studio de dança é sempre indicado. 

Comece mudando seus hábitos e suas ideias, quebre tabus, se desejar pode escolher entre ciclismo, caminhada o importante mesmo é estar sempre estar em movimento para que o sistema cardiovascular trabalhe no corpo.

 

O que praticar?

De acordo com o médico especialista o ideal é que o paciente pratique cerca de 150 minutos diariamente, mas o importante é destacar que se o paciente deseja realizar um exercício físico de longa intensidade é tomar cuidado e não pegar tão pesado no início para não se machucar e não causar lesões no corpo inteiro.

Encontrar uma atividade física que realmente o paciente gosta é algo diferencial. 

Sabemos que a uma dificuldade no paciente, neste estado ninguém tem animo para realizar um exercício, no início será difícil, porém a cada passo dado, cada realização pessoal irá levantar a autoestima, melhorando a capacidade de adaptação. Muitas das vezes o principal impedimento para a realização do esporte será a motivação mesmo. 

 

Essas foram as dicas de hoje, cuide e desenvolva a saúde no seu corpo hoje.  

Grande abraço e até o próximo post. 

Studio Prof. César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00