Faça Exercícios e Garanta uma Velhice Sadia, Alegre e Motivada!

Faça Exercícios e Garanta uma Velhice Sadia, Alegre e Motivada!

O mundo está mudando, a expectativa de vida aumentou consideravelmente, as pessoas estão vivendo mais e melhor, a explicação para isso são inúmeras, como a mudança para hábitos saudáveis e os avanços medicinais, são algumas dessas respostas para o aumento da expectativa de vida.

Os dados apontam que haverá o aumento de pessoas idosas para os próximos anos, por isso é de extrema importância começar a se adaptar agora, sabemos que ter uma velhice ativa fará com que a sua saúde mental e física, esteja sempre em desenvolvimento.  

Realizar exercícios físicos, mesmo sendo uma atividade moderada como um simples alongamento matinal, pode fazer com que o idoso aumente a capacidade de equilíbrio, melhorando a saúde mental e ainda garante uma longevidade, além de prevenir doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade, diabetes, colesterol, pressão alta, depressão e outras doenças causadas pelo sedentarismo. Imagina só se o idoso praticar atividades físicas todos os dias? 

 

Antes de começar, tome cuidado!

Na terceira idade todo o cuidado é pouco, portanto é necessário conhecer a pessoa que vai praticar, por isso, precisamos pensar qual é a primeira etapa que o idoso precisa fazer para iniciar as atividades.  

Devemos ter um entendimento que nessa faixa etária também tem os seus perigos, se eles carregarem muitos pesos ou se sobrecarregar pode ocorrer lesões, agravar doenças cardiovasculares, causar desidratação e outras coisas. 

A primeira coisa a fazer é realizar um check-up, a avaliação médica irá descrever a saúde atual do paciente, se ele é portador de alguma doença especial, ou seja, alguma doença que prejudicará o indivíduo quando ele começar a exercitar-se. Caso o idoso seja cardiopata, essa informação deverá ser repassada ao educador físico, para que ele possa montar uma série única, adaptada conforme a necessidade do paciente. O histórico clínico e medicações em uso também deverá ser analisado. 

Feito todos os exames médicos e liberado para realizar os exercícios, chegamos na fase onde você irá escolher qual atividade ou esporte mais combina com você. Existem uma infinidade de possibilidade de atividade, como: dança, esporte (em geral), lutas, alongamento e até mesmo uma corrida em volta do parque.  

Lembre-se que independente da atividade, o idoso deverá ser acompanhado por um educador físico e tendo em vista que os exercícios serão praticados em uma velocidade moderada leve, podendo mudar de acordo com a idade e saúde do idoso.  

 

Qual é o benefício de realizar atividade física na terceira idade? 

A atividade física tem o caráter preventivo e de manutenção da capacidade funcional do idoso, melhorando não só o sistema físico, mas também o mental, aumentando a qualidade de vida e seu estado de humor.  

Uma prática bem acompanhada e assistida, sem correr riscos de acidentes, e planejadas só tendem a aumentar os resultados na saúde e prevenir doenças. Além de promover uma maior aptidão cardiorrespiratória, assim eliminando aquela sensação de falta de ar causada pelo sedentarismo. 

Além de melhorar a flexibilidade das articulações, aumenta a resistência dos músculos e a densidade dos ossos. Isso melhora a mobilidade, fazendo com que ele perca o medo de cair e evitar futuras quedas. 

 

Alongamento?

Uma atividade que irá melhorar a sua flexibilidade é o alongamento, no nosso site temos um artigo falando sobre esse exercício e como os benefícios irão te ajudar se for praticado periodicamente. (9 Dicas de alongamento para você fazer em casa) Clique e confira! 

É de suma importância realizar alongamentos antes dos exercícios, ele contribui de maneira geral para a correção da postura, diminui os riscos de lesões e tensões musculares, aumenta a mobilidade e agilidade, promove o relaxamento e melhora a coordenação, ativa a circulação e desenvolve consciência corporal, pois a pessoa focaliza em qual músculo ela está trabalhando.  

Além disso, o alongamento tem em objetivo esticar os músculos, para que não force o mesmo durante o treinamento. O mais importante é que ela deverá ser praticada com cuidado e atenção para que os benefícios não se tornem os malefícios.  

O aquecimento também é fundamental para o corpo ganhar temperatura. É recomendado cerca de 10 a 5 min de caminhada ou outros exercícios que irá causar o mesmo efeito.  

Sem nenhuma dúvida realizar exercícios físicos faz bem ao ser humano, em qualquer idade e classe social. O exercício ele aumenta a confiança do idoso e o deixa mais confiante seja para realizar tarefas domésticas ou fazer uma caminhada.  

 

Mas, o que acontece com o nosso metabolismo? 

Qualquer atividade física por mais que ela seja leve, ela proporciona vários ganhos, como: A qualidade de sono, pois você gastará muita energia realizando os exercícios e o mesmo se recupera quando você dorme.  

Também a um aumento considerável de massa magra e consequentemente a redução de gorduras, ou seja, o emagrecimento é muito importante nessa faixa etária porque fica mais fácil controlar a glicemia. 

Ainda aumenta o consumo de oxigênio, do volume de sangue circulante, da resistência física e da ventilação pulmonar.  

Quando é realizado um exercício é liberado endorfinas (hormônios que causam sensação de bem estar), logo ele interfere em todo o sistema do corpo sendo um fator importante de controle metabólico, além disso, esse mesmo hormônio aumenta a autoestima e a felicidade por estar realizando algo. 

Para garantir todos os benefícios alcançado pela prática, os idosos deverão respeitar suas limitações, características e objetivos. Mas se você ainda não garantiu a sua vaga na academia, e quer queimar um pouco de caloria, agora é a sua chance de praticar um pouco, o que você acha? 

 

Quais exercícíos?

Bom, existem vários exercícios que poderão ser corporais ou um corporal específico, como: exercícios de aquecimento, respiratórios, equilíbrio e coordenação, agilidade, para fortalecer os músculos, relaxamento. Lembrando que antes de realizar verifique com seu médico se está liberado para realizar os exercícios.  

O importante a salientar a necessidade de ter uma pessoa qualificada, que tenha um conhecimento sólido sobre doenças que o idoso tem ou sobre o envelhecimento. E tratando sobre as atividades físicas para idosos é preciso um profissional saiba como seu aluno realiza as atividades mais simples da vida diária. 

Por isso, desperte o interesse do idoso em se ocupar em seu tempo livre, seja com atividades intelectuais ou físicas, ou seja, mantê-lo ativo.  

Caso você tenha alguma dúvida sobre aquecimento ou deseja entrar em uma saudável, não hesite em procurar um de nossos profissionais.   

Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!  

Grande abraço e até o próximo post.  

Studio Prof. César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00