Saúde do Idoso: Saiba como ter uma Qualidade de Vida na Terceira Idade!

Saúde do Idoso: Saiba como ter uma Qualidade de Vida na Terceira Idade!

Chegamos na melhor idade, quem nunca parou para pensar e imaginar como ficaria quando chegasse na melhor idade, ou pensar na saúde de quando chegasse lá. Pois é, todos nós pensamos nisso, chegar na melhor idade ativo e saudável é um sonho de cada pessoa. 

 Por que a terceira idade é conhecida como uma das melhores fases da nossa vida? Existem diversos fatores para comprovar, como por exemplo, ver seu neto se desenvolver, levar uma vida mais pacifica, sem ter a pressa ou estresse da correria do trabalho diário. Sem dúvida estas são um dos melhores benefícios do idoso. 

Infelizmente, ninguém garante um envelhecimento saudável por um longo tempo, mas sempre haverá aquela troca de rotina no dia a dia que irá fazer toda a diferença para o futuro.

Antes de tudo, precisamos falar que, "para ter um cuidado dobrado com o corpo, não tem idade muito menos tempo para cuidar da saúde". Muito do que irá acontecer no nosso corpo ou com a nossa mente será fruto do que a gente fez anos atrás, mesmo que a terceira idade esteja tão longe de chegar, a melhor forma de garantir uma saúde firme e solida acima de 60 anos é começando a cuidar do seu corpo agora.

A genética é um dos fatores que auxilia na tomada de envelhecimento, pense no seu histórico familiar, se eles estiverem envelhecendo sem nenhuma doença grave, pode ficar tranquilo, você terá uma vida bem saudável. Pena que esse fator não depende somente da pessoa, depende mesmo é a herança genética da família

O que vai mudar está nos hábitos saudáveis a serem tomados. Por isso é necessário tomar algumas precauções na vida e muda-las antes que seja muito tarde. Uma das mudanças a serem feitas, independentemente da idade, é a reeducação alimentar.

Quando somos jovens, não pensamos no futuro e nem em uma dieta balanceada com gorduras “saudáveis”, frutas e legumes variados. Muitas das vezes na correria do dia o jovem ficamos sem comer ou nos alimentamos de salgados fritos ou os famosos lanches do fast food. Um grande perigo para a nossa saúde, se for consumido diariamente e sem restrição. 

Precisamos levar uma vida leve e livre de gorduras, evitando frituras, açúcar, refrigerantes e afins. Lembrando que gorduras em excesso pode desenvolver doenças cardiovasculares que irá prejudicar a sua saúde ao longo do tempo. 

Faça uma dieta rica em diversos e variados tipos de comidas saudáveis, valorizando o consumo de peixes, verduras, legumes, cereais e legumes. Além disso, também é legal fazer a redução de consumo de carnes vermelhas, lacticínios e açúcar, assim você ficará longe dos quilos extras e doenças ligadas ao coração.

Relação pessoais, não deixe de visitar amigos e familiares. Faça contato com aqueles velhos amigos e também conheça novos, saia com o seu cônjuge, e mantenha um contato social. Tudo isso ajuda na saúde mental, fazendo que sua mente esteja sempre fresca, afasta o tédio e ainda mantem você dentro da sociedade.

Busque conhecer algum entretenimento, quando chegamos na melhor idade, já aposentado, algumas vezes pensamos, já trabalhei demais e agora não tenho disposição para fazer nada, e não é bem assim que funciona. O passatempo vai te ajudar a não ficar o dia inteiro deitado. Faça uma pintura, jogue cartas com os seus amigos, cozinhepara a família ou até mesmo fotografar.

O importante é não ficar parado, hoje em dia existe muitas pessoas que é aposentada, porém continua no mercado de trabalho ativa, e isso só tem a acrescentar na vida do idoso, porque não fica parado, aumenta o valor da aposentadoria e ainda contribui para o aumento da relação pessoal.

O importante é encontrar algo que faça você sorrir e se sentir feliz e satisfeito. Nada melhor do que manter a sua mente ativa e plena.

Bom neste artigo já falamos de saúde alimentar, relações pessoais e por último falamos de praticar um passatempo. Agora vamos falar de atividade física, um quesito muito importante, porém não tão praticada. 

Os benefícios de realizar um exercício são inúmeras, a primeira que estarei listando é ao combate a depressão, a pratica libera endorfina um hormônio que quando é liberado no corpo é causado uma grande sensação de prazer ou dever cumprido. 

Fora que ao praticar exercícios físicos aumenta a sua capacidade motora, flexibilidade, força e toda a parte cardiorrespiratória, tirando toda a possibilidade de doenças ligadas aos ossos ou doenças do coração. Digamos que o seu corpo irá melhorar 100 %. 

É importante o acompanhamento do médico e do profissional educador físico, os dois irá verificar o melhor exercício para realizar. As infinitas possibilidades de esporte irão ajudar a combater qual quer tipo de estresse, e o exercício é você que escolhe como, dança, natação ou hidroginástica, musculação, até mesmo luta. Aqui no Studio prof. César Vecina você tem profissionais capacitados que irão acompanhar no exercício do início ao fim. 

O ideal é cuidar do corpo de maneira que garanta o envelhecimento com qualidade de vida. Ao realizar uma alimentação saudável, prevenir doenças e realizar exercícios físicos todos os dias, são os três pilares da vida saudável e especialistas garantem que com isso algumas doenças de envelhecimento são retardadas fazendo com que o idoso não sinta as doenças ou sintomas do envelhecimento.

Alongamento: 

Crie habito de realizar alongamento antes de realizar qual quer atividade física, especialista indicam que é necessário realizar o alongamento nas primeiras horas do dia. Essa pratica previne diversos fatores de lesões, além de cuidar da flexibilidade do seu corpo. 

Exercícios aeróbicos: 

O exercício aeróbico deve ser realizado com uma velocidade moderada. (lembre-se de controlar as suas pulsações para que não ultrapassem o recomendado) 

Você pode praticar em uma velocidade em um ritmo continuo moderado. Como:

  • Pular corda;
  • Jump;
  • Subir e descer escadas; 
  • Caminhadas ou corridas na esteira; 
  • E diversos outros tipos de exercícios aeróbicos.

Treinamento de Flexibilidade: 

Esses exercícios garantem a fortificação dos músculos, a flexibilidade pode ser trabalhada na Dança, fazendo Yoga ou até mesmo realizando Pilates. 

  • A dança garante uma melhora na agilidade do idoso, porém o foco na dança é realmente no fortalecimento dos músculos.
  • pilates é uma forma de garantir concentração, boa postura, alívio de estresse e ansiedade, fortalecimento dos músculos internos e externos e, claro, flexibilidade.
  • A yoga assim como os outros ajuda na flexibilidade e o equilíbrio mental, recomendada para as pessoas que já sofreram ou sofrem de estresse.

Independente do exercício que for realizado é necessário buscar uma análise do médico e do educador físico. Cuide da sua saúde e previna doenças futuras. 

Essas foram as dicas de hoje, cuide e desenvolva a saúde no seu corpo hoje.  

Grande abraço e até o próximo post. 

Studio Prof. César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00