Guia de Exercícios para Diabéticos!

Guia de Exercícios para Diabéticos!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam diabéticos podem sim praticar exercícios, sem causar dano algum no seu corpo. A prática traz grandes benefícios ao corpo, como, controla a glicemia e ainda evita complicações decorrentes a diabetes.

A prática diariamente contribui para a liberação da proteína GLUT-4, ela recolhe a glicose excedente da circulação e situa na célula, além do mais muitas pessoas já pararam de usar insulina, pois a atividade supre toda a necessidade causada pela diabetes.

A diabete é uma doença causada pela produção insuficiente de insulina ou má absorção, hormônio que regula a glicose no sangue e garante a energia para o organismo. Caso essa doença não for tratada corretamente poderá ocorrercegueira, insuficiência renal, doenças cardíacas, AVC e amputação de pés e pernas por isso é de extrema importância ser tratada com seriedade, o exercício ele contribui com a melhora da sua saúde.

Existem 2 tipos de Diabetes:

Os sintomas são parecidos, a diferença de cada uma é essa:

Tipo 01 (Comum ser detectada na infância): É uma doença autoimune, não está associada ao excesso de peso, é tratada com aplicação de insulina.

Tipo 02 (Os sintomas aparecer depois dos 30 anos): O corpo passa a ter resistência à insulina, ou seja, perde a capacidade para responder aos efeitos do hormônio, está ligada ao excesso de peso, dependendo do caso pode ser medicado

Vamos começar pelos benefícios de praticar uma atividade:

-Reduz a taxa de açúcar no sangue; 
-Melhora as funções da célula do pâncreas; 
-Diminuem a resistência do corpo contra a insulina; 
-Auxilia na circulação sanguínea do seu corpo; 
-Colabora com a condição cardíaca e respiratória do seu corpo; 
-Além de emagrecer e contribuir na condição física.

Como evitar a Hipoglicemia durante o treinamento:

A hipoglicemia ocorre quando a uma queda brusca das taxas de açúcar no sangue, causando tontura, palidez, dor de cabeça, confusão mental, desmaio, tremor e fome.

Para evitar todos esses efeitos tome um copo de suco de laranja, 30 minutos antes do treinamento, caso a refeição foi a última refeição tenha sido as duas horas antes.

Quem aplica insulina é de extrema importância medir a glicemia no sangue, o ideal é marcar 100 mg/dl, pois quando você começar a praticar o exercício a tendência é ela cair. E é nessa hora que a hipoglicemia vai começar agir no seu corpo, tonturas e até desmaio pode ocorrer. Porém, isso não é um motivo para não praticar um esporte ou algo assim, é só seguir com precauções para não surgir este tipo de incidentes.

A hidratação de água ou suco é recomendadajuda a evitar a variação rápida de açúcar no sangue.

Se sentir tontura ou mais alguns sintomas são aconselhados parar, respirar e consumir um suco ou uma bala.

Quais atividades pode praticar:

Pode ser praticado qual quer atividade física, porém temos que analisar o caso de cada um individualmente. Primeiramente o paciente deverá buscar auxílio de um médico especialista, lá ele irá analisar o caso, passando assim a prescrição do que pode fazer e quais são as suas restrições. Logo em seguida, o ideal é procurar um treinador físico especialista em treinamentos para diabéticos. 

Logo, em seguida seus exercícios deverão ser acompanhados de perto, o treinador irá analisar o seu desemprenho e assim passará a melhor atividade para você, seja uma luta, corrida, musculação e afins. 

Não é indicado praticar os exercícios nos horários mais quente, o ideal é praticar nas primeiras horas do dia, logo após de tomar o café da manhã bem nutritivo. O treinamento deve ser acompanhado e monitorado por um especialista, caso aconteça algo ele estará lá para ajudar.

O treinamento é recomendado de 3 a 5 dias por semana com quase 1 hora de treinamento com a intensidade leve, para conseguir emagrecer é necessário treinar 5 dias por semana, e uma alimentação bem balanceada, de acordo com o cardápio passado pelo seu médico. 

Passo a passo para um treinamento:

Antes do treinamento: 

  • Procure um treinador físico.
  • Consulte um endocrinologista.
  • Pessoas cardíacas e com arritmia só é liberada para fazer exercícios após a liberação do médico.
  • Aplique insulina somente em músculos que você não vai trabalhar, o musculo irá absorver com maior rapidez causando a hipoglicemia.

Durante o Treinamento: 

  • Escolha roupas leves, e sapato adequado para fazer os exercícios
  • Meça sua taxa glicêmica, se estiver abaixo de 100 mg/dl coma alguma fonte de carboidratos, meça novamente se subir pode começar os exercícios.
  • Faça uma refeição leve;
  • Procure fazer no horário que não coincida com os remédios que abaixe a taxa glicêmica.

Depois do Treinamento: 

  • Se hidrate, mesmo depois dos exercícios
  • Depois de praticar, meça novamente a glicemia, coma algum doce ou um carboidrato, para evitar a hipoglicemia tardia. 
  • Apesar de os exercícios baixarem a glicemia, o diabético não pode reduzir a dose do remédio por conta própria.

Doenças relacionadas a diabetes:

Recomenda-se que pessoas portadoras de retinopatia diabética (doença que afeta o vaso da retina), perda de sensibilidade tátil, térmica e de calor, nefropatia (doença renal causada pela diabete) ou lesões vasculares não façam exercícios físicos pesados ou intermediário.

Quando ocorre um desses casos, poderá ter alguma limitação quanto á frequência, cargas, movimentos e intensidade dos exercícios. E é por isso que é de extrema importância o paciente procurar ajuda do especialista para que ele analise o caso antes.

Procure fazer exames periodicamente e consultar especialistas como (oftalmologista, cardiologista, nefrologia e angiologista), nutricionista e o educador físico para que eles trabalhem em conjunto para demonstrar qual exercício é o mais adequado a você.

O que comer antes de praticar um exercício:

O recomendado é fazer exercícios sempre no primeiro horário (na parte da manhã). Deve-se comer.

80 mg/dl - Um lanche ou 2 fatias de pão integral, leite e fruta.

80 a 170 mg/dl - A metade de um lanche ou 2 fatias de pão integral, leite e fruta. 

180 a 300 mg/dl - Uma fruta e um pão integral

Essas foram as dicas de hoje, pratiquem e desenvolvam o hábito de fazer atividade física, esse será sempre o melhor remédio para a sua saúde. 

Grande abraço e até o próximo post. 
Studio Prof. César Vecina.

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00