Erros Cotidianos que irão Prejudicar a sua Saúde ao Longo Prazo

Erros Cotidianos que irão Prejudicar a sua Saúde ao Longo Prazo

Primeiramente, você realmente conhece seu corpo?

Na nossa coluna existem no total cerca de 33 vértebras que se estende do crânio até a pelve, a coluna vertebral é dívida em regiões, a cervical (7), torácica (12), lombar (5), sacro (5), coccígeas (4). Essa parte do nosso corpo é responsável, pela sustentação, serve de ponto de fixação para as costelas

 (cintura pélvica e os músculos  do dorso), protege a medula espinhal e os nervos espinhais e a movimentação do nosso corpo inteiro. 

Como já sabemos a nossa coluna é um dos principais fatores responsáveis pelo movimento total do corpo, poré

m, existem algumas doenças que além de prejudicar a saúde da sua coluna, ela irá privar alguns movimentos do seu corpo, além das dores que você vai sentir. 

O desvio na coluna, poderá acontecer como um defeito congênitos (a criança pode nascer com uma deformidade na coluna) ou maus hábitos posturais, na correria do dia a dia ficamos com postura incorreta, seja no trabalho, em frente ao computador, até mesmo na posição ao dormir ou até mesmo fazendo exercícios feito de uma forma incorreta.

Porém, erros cotidianos podem prejudicar a sua saúde ao longo prazo, algumas atitudes precisam ser tomadas, com mudanças de hábitos a mudanças no seu corpo, por isso, darei algumas dicas para que você tente sair do sedentarismo. 

  • Mantenha sempre seu peso ideal para a sua altura e peso, a obesidade apresenta um risco enorme para o aparecimento da alteração na coluna.
  • Evite ficar parado, seja proativo com a sua saúde, faça uma corrida ou um alongamento, mas o importante é criar flexibilidade e fortalecer musculo desta região.
  • Não carregue pesos enormes, pode ocorrer a piora da sua situação, deixando este problema grave.
  • Escolha os sapatos ideais, com amortecedor e confortáveis. Evite usar sapatos altos e pesados.
  • Não apoie seu corpo em uma única perna, sempre deixe seu corpo suspenso as duas pernas.
  • Adote uma alimentação balanceada e equilibrada, ricas em cálcio e minerais essenciais para a saúde dos ossos.

A coluna vertebral tem dois tipos de curvas naturais a lordose e a cifose, a alteração na coluna ocorre somente quando á uma curvatura excessiva. Como:

Hipercifose (Torácica)

A característica apresentada é o aparecimento da coluna, a cabeça caída para frente, ocorrendo o formato “corcunda”. Pode ocasionar dores locais, dependendo do caso, poderá ser revertido com exercícios e pilates. 

Hiperlordose (Lombar)

Desta forma a sua coluna irá ficar acentuada para dentro, ocorrendo o famoso bumbum “empinado”. Poderá ser corrigido por fisioterapia ou até mesmo atividades físicas sendo orientada por um especialista em saúde. Na hipercifose e hiperlordose, pode ser tratado com a fisioterapia, por meio de exercícios específicos e técnicas de correções posturais. Em alguns casos, pode-se usar coletes, palmilhas e colchões específicos, associando-se ao tratamento.

Escoliose (Curvatura Lateral)

Esta deformidade na coluna pode ocorrer por ser congênita, neuromuscular ou idiopática (causa desconhecida). Seu tratamento pode ser com o uso do colete ou até mesmo de cirurgia, se a escoliose for no grau leve, poderá ser acompanhada por um educador físico ou até mesmo por um fisioterapeuta, para retardar o avanço da doença. A escoliose grave é dolorosa e incapacitante.

Em casos assim é importante procurar um médico especialista e um educador físico, para que eles possam orientar quais exercícios e atividades que irão melhorar a sua capacidade motora e afins. O objetivo é interromper a progressão, recuperar as funções da coluna vertebral e aliviar os sintomas. Casos cirúrgicos é necessário somente em casos gravíssimos onde a fisioterapia não vai mais ajudar.

Essas foram as dicas de hoje, pratiquem e desenvolvam o hábito de fazer atividade física, esse será sempre o melhor remédio para a sua saúde.


Grande abraço e até o próximo post.


Studio Prof. César Vecina.

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00