Como o Sedentarismo pode Afetar a sua Vida!

Como o Sedentarismo pode Afetar a sua Vida!

Até aonde o sedentarismo me prejudica?

Perda de força física, atrofia muscular, surgimento de doenças, acúmulo de gorduras e em até alguns casos pode até levar a morte. Essas é uma das consequências quando falamos de sedentarismo, existem outros diversos fatores maléfico quando falamos disto, dentre eles existem também doenças psíquicas que a atingi milhares de pessoas ao redor do mundo. 

 Mas, o que é sedentarismo?  

 

A pessoa sedentária é aquela que não pratica nenhuma atividade e tem um gasto calórico muito reduzido, são pessoas que decidem ir de carro mesmo o percurso sendo curto, faz com que produtos industrializados sejam seu principal alimento no dia a dia, prefere assistir TV do que praticar um esporte, trabalha sentado sem maiores esforços, não tem tempo para praticar academia por causa de várias atividades e entre vários outros exemplos.

São consideras sedentárias aquelas pessoas que não conseguem gastar menos de 2.200 kcal por semana fazendo atividade física. Acredita-se que o sedentarismo atingi cerca da metade da população do Brasil, sendo considerado um problema de saúde pública. 

O que geralmente essas pessoas não sabem é que possivelmente se for levado uma vida sedentária por longo prazo, pode ocasionar uma redução de expectativa de vida do indivíduo

 

Por isso, veja como está a sua saúde...

 

você sente falta de ar ao subir uma escada ou quando você realiza uma caminhada? Sente dores constantemente no corpo, mesmo sem realizar qual quer tipo de atividade? Sente-se indisposta para realizar atividades cotidianas? Dorme e acorda cansada? Preste atenção, seu corpo está dando sinais que está na hora de levar uma vida mais ativa e saudável. 

Use essas consequências a seu favor, motive-se pensando que estará livre de qual quer doenças que o sedentarismo faz. E motive-se também quando você começar a praticar as atividades e mudar para a vida saudável, talvez você queira terminar ou parar lembre-se que você não estará fazendo isso por estética, estará fazendo isso para o desenvolvimento da sua saúde.

O desenvolvimento constante da tecnologia prejudica em diversos fatores para que as pessoas vivam uma vida saudável. Antes o divertimento das crianças eram brincar e praticar atividades onde o corpo se movia o tempo todo, hoje em dia o divertimento é maratona séries, ir em fast food e diversos fatores que englobam o agravamento do sedentarismo nas crianças e adolescentes.

A criança sedentária é também muito comum, fazendo com que ela leve as consequências para toda a vida. A criança poderá ficar obesa, poderá desenvolver uma diabete tipo 2 e várias outras doenças, até mesmo as crianças magras poderá sofrer com tal atitude.

A falta de regras na alimentação também é um fato principal para estar em uma vida sedentária, muitas pessoas trocam o alimento saudável por bolachas, salgados, refrigerantes e doces, o que contribui para a obesidade.

 

Como virar esse jogo? 

 

Por mais que isso te incomode agora e você tenha se identificado com algumas atitudes, agora é necessário planejar e verificar como você poderá mudar os seus hábitos. Vá com calma, nem sempre mudar de rotina é algo tão fácil e simples. É preciso mudar todo o pensamento, fazendo com que o corpo e a mente se acostumem com tais mudanças, caso contrário será impossível dar andamento as mudanças. 

 

  • Alimentação:

No caso, deverá começar a mudar seus hábitos alimentares, busque por alimentos com gorduras saudáveis, proteínas e nutrientes e o nosso corpo precisa. Nunca entre em uma dieta restritiva que irá prejudicar a sua saúde, muitas pessoas ficam desesperada por emagrecer e acabam prejudicando ainda mais a saúde física

O indicado é procurar um especialista na área, o profissional saberá passar o cardápio mais indicado ao seu corpo e metabolismo. O importante é tirar de uma vez por todas essas alimentações pobres em nutrientes e ricas em gorduras trans e produtos industrializados. 

Uma outra dica é anotar tudo o que você come, aos poucos verifique se sua alimentação está correta, caso contrário faça alterações para alimentações saudáveis.

 

  • Atividade Física:

Praticar exercícios é o segundo passo, ter um momento para cuidar do corpo é essencial tanto físico quanto mental. Por que mental? Ao praticar exercícios o corpo libera endorfinas, hormônio responsável por liberar um sentimento de felicidade e sensação de dever cumprido. Por isso tantas pessoas estão mudando seus comportamentos e rotina. 

O objetivo é estar convencido e motivado para mudar o seu hábito, para isso você deverá fazer algo que você tem desejo por realizar. Existem diversos exercícios que fará com que se sinta motivado. Por exemplo, a musculação é uma ótima opção, tem como benefício o fortalecimento de músculos, trabalho cardiorrespiratório e auxilia na circulação sanguínea do corpo.

Já a dança tem como objetivo queimar as gorduras do corpo, melhora a flexibilidade corporal e ainda combate ao estresse, pois o exercício diminui consequentemente a tensão corporal, fora isso melhora a expressão corporal. Além desses exemplos de atividade existem vários, como lutas marciais, natação, corrida, surf e esportes em geral. Então existem infinitas possibilidades de sair do mundo sedentário

É claro, assim como a alimentação, não comece correndo uma maratona para eliminar as gorduras ou se livrar da consciência pesada, comece fazendo 30 minutos de exercícios, prefira realizar caminhadas nos pequenos trajetos, pratique ginastica laboral (no caso de trabalhos que não faça muito exercício) e troque as escadas rolantes pelas normais. Nunca esqueça, esses pequenos esforços vão fazer com que previna muitas doenças.

 

  • Terceiro passo:

Por último, comece a melhorar a sua vida como um todo. Regule o seu sono, mantenha-se hidratado, e resolva coisas pendentes que impeça a evolução da mudança de hábitos. Logo você verá como tudo isso que você passou valeu a pena para a sua saúde. 

 

Lá vai algumas dicas de exercícios para você iniciar essas mudanças:

 

  • Caminhada ao ar livre;
  • Pular corda;
  • Corridas de bicicletas (normal e ergométricas);
  • Polichinelos, agachamento, flexão e outros exercícios aeróbicos;
  • Treinamento de força.

Enfim, existem vários exercícios que você poderá praticar dentro ou ao ar livre na sua casa. Mas antes nunca esqueça de fazer aquecimento ou alongamentos (Clique neste link para ler o artigo "9 Dicas de Alongamento Para Você Fazer em Casa.") para evitar lesões ou contusões na hora de realizar qual quer tipo de atividade. 

 

Essas foram as dicas de hoje, cuide e desenvolva a saúde no seu corpo hoje.   

Grande abraço e até o próximo post. 

Studio Prof. César Vecina.  

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00