Cardiopatas: Saiba como Melhorar a sua Saúde!

Cardiopatas: Saiba como Melhorar a sua Saúde!

Como vou melhoras a minha saúde?

Já sabemos que praticar exercícios diariamente é indicado para qualquer pessoa, seja ela portadora de doenças especiais ou não, porém, existem algumas restrições que irá limitar o treinamento do indivíduo.

Os cardiopatas (pessoas com problemas cardíacos congênitos) precisam realizar exames específicos para verificar as limitações do paciente para que ele não sofra consequências dos exercícios, de forma que não force o corpo a trabalhar mais do que o suficiente.  

Para pessoas que já enfartaram é necessário praticar esportes o quanto antes, porém antes devem ser feitos os exames necessários, como exames cardiológicos, teste ergométricos e o ecocardiograma, com o objetivo de verificar o condicionamento físico e analisar também o funcionamento do coração frente ao esforço.

 

Exercicios aeróbicos? Somente se for moderado.

Para cardiopatas, a recomendação são os exercícios aeróbicos, pois eles ajudam na elevação da capacidade cardiorrespiratória. A caminhada também é recomendada, desde de que não tenha um esforço enorme do mesmo.

O recomendado é utilizar roupas confortáveis e leves. os sapatos precisam ser confortáveis e com amortecedores para que não cause atrito entre as junções e que futuramente não cause lesões ou contusões no corpo.

Aos pacientes que não têm uma condição tão grave, o risco de um problema cardíaco desencadeado pelo exercício é bem menor do que o de ter complicações decorrentes do sedentarismo. Aqui no site temos um artigo falando sobre o sedentarismo e como ele pode prejudicar sem êxito a sua vida. Como o sedentarismo pode afetar a sua vida! (Clique e saiba mais).

Para pessoas sem grandes limitações, o ideal é fazer exercícios aeróbicos cinco dias por semana durante 30 minutos ou 25 minutos de atividade, para a parte cardiorrespiratória deve se fazer por três dias na semana, para fortalecimento muscular, dois dias na semana. Para aqueles que querem reduzir a pressão arterial e o colesterol, o cardiologista indica 40 minutos de atividade aeróbica moderada e intensa dentre três ou quatro dias na semana. 

 

Cardiopatia é um termo utilizado para uma referência as doenças do coração humano, como por exemplo: 

 

  • Infarto do miocárdio: 

É a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. 

  • Angina de peito:

Uma dor torácica devida ao baixo abastecimento de oxigênio e nutrientes (isquemia) ao músculo cardíaco (miocárdio). Geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações musculares involuntárias) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração). 

  • Insuficiência cardíaca:

Também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando seu coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo.

  • Arritmia:

Um distúrbio do ritmo cardíaco que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Na maioria das vezes, se ocorre ocasionalmente, esse fato não tem consequências. 

  • Endocardite bacteriana:

Classificada em aguda de início súbito e evolução rápida, em geral, transmitida pelo Staphylococcus aureus, uma bactéria facilmente encontrada na pele; ou subaguda, de evolução mais lenta e causada por outros tipos bactérias. A infecção é incomum em pessoas com o coração saudável. Entre outras... 

 

E musculação para cardiopatas, pode? 

Ao invés do que muitos pensam, este exercício é indicado sim para cardiopatas, a musculação, quando praticada em intensidade de leve à moderada, melhora o perfil de lipídios (gorduras) e glicose (açúcar). Também promove o aumento da massa e da força muscular, o equilíbrio, o bom humor e flexibilidade do paciente. Com mais independência, o paciente tem aumento na qualidade de vida. 

Para esses pacientes, no entanto, é importante que o exercício seja prescrito pelo médico de forma individualizada, assim como é feito com a indicação de medicamentos. Orientações de frequência, tempo adequado, intensidade e progressão levam em conta fatores de risco e o histórico clínico do paciente, complementando exame físico completo e uso de medicações.  

 

Benefícios de praticar exercícios físicos aeróbicos

O mais importante é escolher uma atividade que dê prazer, que satisfaça as necessidades e que promova mudanças na sua imagem corporal, desempenho e estilo de vida. A prática de exercícios físicos, no caso os aeróbicos, utilizam a gordura como fonte de energia o que traz benefícios a saúde, bem como os relacionados ao condicionamento físico e ao desempenho. Além de auxiliar na melhora física do envolvido, ajuda a melhorar sua autoestima, seu bem estar pessoal, tornando a pessoa mais aberta e fazendo com que ela sinta mais prazer em manter uma vida mais saudável. 

  • Capacita o coração e os pulmões a trabalharem com maior eficiência e se tornarem mais fortes; 
  • Ajuda a melhorar a densidade dos ossos; 
  • Reduz o estresse e diminui o risco de doença cardíaca e alguns cânceres, em particular, próstata, cólon e mama; 
  • Alivia a depressão; 
  • Aumenta o nível de confiança; 
  • Melhora o padrão de sono; 
  • Fornece mais energia para combater desafios em casa e no trabalho; 
  • Ajuda baixar o colesterol, a triglicéride e os níveis de pressão sanguínea; 
  • Melhora a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina 

Contudo, podemos concluir que sim, pessoas que tem problemas no coração podem sim fazer exercício, desde que seja acompanhada do médico e do educador físico. E aqui no Studio Prof. César Vecina temos todo o preparo, desde os equipamentos, até profissionais preparados para cuidar de pessoas com cardiopatia e demais grupos especiais. 

Se você sofre com algum dos problemas de coração citados e quer começar uma rotina de exercícios para melhorar sua saúde, não hesite em procurar um de nossos profissionais. 

Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!

Grande abraço e até o próximo post.

Studio Prof. César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00