Exercícios Funcionais para Quem já Passou dos 60 anos

Exercícios Funcionais para Quem já Passou dos 60 anos

O envelhecimento é um processo natural de qualquer espécie viva no mundo, e com isso, ficamos propensos a sentir mais dores, rigidez e cansaço em comparação aos mais jovens.

A atividade física oferece vários benefícios para aumentar a saúde do idoso, ou seja, praticar exercícios é garantir o bem-estar e qualidade de vida do ser humano, eliminando os sintomas da velhice.  

Caso você tenha uma idade superior aos 60 anos e não pratica exercícios (seja por medo ou acha que não teria capacidade suficiente em realizar) é necessário analisar novamente a sua opinião e mudá-la agora mesmo, antes que seja tarde demais.  

Todos nós temos capacidade suficiente para realizar, nem que seja o mínimo do exercício categorizado para você. É claro que para cada objetivo existe um treino que trará benefícios relacionado ao seu desejo.

Se sua ideia é diminuir o peso o aeróbico é o mais indicado, mas se você deseja aumentar a massa e definir os seus músculos, o mais indicado é a musculação.  

 

O treino:

Para o treino do idoso, antes de tudo é de suma importância que ele vá ao médico e peça indicação de exames, com intuito de analisar alguma doença, que futuramente irá atrapalhar o andamento do treino ou irá provocar uma reação contrária, ou seja, provocar um avanço de alguma doença.  

Após disso, acompanhada por um educador físico que irá passar um treino completo, adaptado e personalizado, para o tipo físico do idoso. E não adianta tentar ser “fitness” de uma hora para a outra, cada passo tem um tempo a ser dado. Correr uma maratona na primeira aula só fará perder a disposição para ir no outro dia, aos poucos serão dadas exercícios que pedem mais do seu corpo.  

Cuidar da saúde e a qualidade de vida envolve sim uma alimentação saudável e treinos regulares, e essas atividades terão que ser escolhidas conforme as suas características do seu corpo. Quem chega aos 60 anos deve procurar atividades que busca melhorar a parte de flexibilidade, o fortalecimento, o equilíbrio do corpo e aumentar a circulação sanguínea.  

Fazendo isso você estará prevenindo e evitando quedas, lesões, dores corporais, além disso, você estará prevenindo doenças causadas pelo sedentarismo, como a diabete (tipo 2), hipertensão arterial, infarto do miocárdio, ansiedade e obesidade.  

A intensidade dos exercícios como já foi dita, deverá ser moderado, principalmente para aqueles que tiveram a vida sedentária por muito tempo. É aconselhável não realizar exercícios sozinhos, pela possibilidade de causar queda ou a diminuição da pressão, se for possível tente treinar junto ao educador físico. Se você já é acostumado a praticar exercícios, e não tem nenhumas doenças especiais, fica disponível toda e qualquer atividade liberada para praticar.  

E para isso, preparamos um artigo muito especial. Listamos alguns dos exercícios mais indicado para as pessoas idosas, lembrando que é super recomendado que procure um médico especialista e tire todas as suas dúvidas sobre você realizar atividades físicas.  

Vejamos alguns exercícios: 

 

Musculação (casa ou academia): 

A musculação tem um fator super importante em relação aos fortalecimentos dos músculos e articulações, causados pelo peso e repetições em cada atividade realizada. Antes de começar a realizar, faça alongamentos ou um aquecimento para preparar o seu corpo para uma atividade, além disso, você estará prevenindo lesões no seu corpo.  

É recomendado também que você de enfoque nas repetições ao invés de carregar um peso maior, já que o peso aumenta a possibilidade de machucar os músculos. E, no entanto, os exercícios feito na academia ajudam na respiração e a circulação sanguínea.  

Realizar musculação em casa é muito limitado, tanto pela relação de aparelhos (pesos, esteira e etc.) quanto em ajuda de quais exercícios poderão ser realizados. Procure por exercícios aeróbicos (pular corda, abdominais, flexão e assim por diante). Sempre mantendo uma intensidade que você consegue aguentar, nunca vá além do que você consegue ir, isso pode gerar complicações ainda mais grave.  

 

Atividades aquáticas:  

Se você é sedentário e deseja começar uma vida saudável, as atividades físicas podem ajudar no quesito equilíbrio. Por ser um treino inteiramente dentro da água, isso evita as quedas e consequentemente elimina o idoso se machucar.  

Além disso, nadar faz bem porque queima caloria, pois trabalha intensamente com o aeróbico, fora isso fortalece os músculos e previne doenças como artrite e osteoartrite. Assim como os outros exercícios, a natação também contém vários benefícios para a nossa saúde como um todo. Como melhorar a circulação sanguínea e a respiração. 

Outro benefício da natação é que o contato com a água causa vasodilatação nas vias respiratória, o que causa imediatamente uma melhora na respiração dos idosos, diminuindo a falta de ar.  

 

Caminhada ou corrida: 

Uma simples caminhada ao ar livre, faz tão bem para sua saúde. 30 minutos que você tira do seu “descanso” você atrai um maior equilíbrio sobre o seu corpo e garante uma boa respiração. Caso queira optar por este exercício, faça-o 5 vezes por semana por 30 minutos, em alguns dias você irá perceber a diferença na respiração e uma melhora ao realizar exercícios rotineiros.  

Lembrando que antes de realizar a caminhada, faça algum alongamento que trabalhe a flexibilidade do seu corpo. Principalmente as articulações da cintura, dos ombros, joelhos e os dedos dos pés, se não forem trabalhadas direito pode ocorrer torções e lesões no local.  

Caso tenha alguma dúvida sobre quais alongamentos você deve realizar, temos um artigo que fala especialmente sobre esse exercício, basta clicar no link que você será redirecionado à página: “9 Dicas de Alongamento Para Você Fazer em Casa”.  

 

Andar de bicicleta:

Bom, sabemos que os benefícios físicos são incontáveis ao realizar treinos. O que muitas pessoas não sabem é a qualidade que um treino faz aos benefícios mentais, como, a melhora na felicidade, maior autoestima, diminui os sintomas causados pela depressão e outras coisas. Isso acontece devido a liberação de hormônios chamados de endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. São os hormônios chamados de “quarteto da felicidade”.  

Ficamos muito tempo em casa, assistindo notícias ruins ou até mesmo boa e as vezes acabamos nos perdendo. O passeio de bicicleta, nem tanto valorizada nos dias de hoje, valoriza muito mais do que a sua saúde física, ela disponibiliza um passeio a sua verdadeira realidade

Pedalar é um exercício que trabalha com diversos músculos da perna e do quadril, e isso é qualidade de vida. Mas, para esse exercício físico é necessário tomar algum cuidado, quando estiver andando de bicicleta ande sempre equipado com equipamentos de segurança, já que se houver uma queda a proteção ajudará a aliviar os sintomas. 

 

Yoga e Pilates: 

Ambos os exercícios aliviam dores causados pela idade e aumenta a autoestima.

Essas duas atividades variam de intensidades, e são passados de acordo com a capacidade física do aluno no momento que ele for treinar (lembrando que as limitações do paciente deverão ser consideradas em determinados tipos de movimento).

Se você deseja melhorar no equilíbrio e flexibilidade, aposte nestas duas modalidades. O objetivo maior dessas modalidades é proporcionar um aprofundamento de que o corpo (física e mental) pode entrar em harmonia.

O exercício vai além de garantir o aumento da musculatura ou emagrecimento de gordura. Ele trabalha o mental, assim como também diminue o estresse. 

Bom, por isso é hoje, espero que tenha gostado das nossas dicas de hoje! 

Caso você tenha alguma dúvida sobre musculação e deseja entrar em uma saudável, não hesite em procurar um de nossos profissionais.   

Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!     

Um grande abraço e até o próximo post.  

Educador físico César Vecina.

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00