Alimentação antes do treino: o que eu devo comer?

Alimentação antes do treino: o que eu devo comer?

Para que serve o treinamento se não for combinado a alimentação balanceada e nutritiva? Nada. A alimentação é uma forte aliada para reparar os músculos, também garante energia suficiente para treinar e ainda é um dos principais responsáveis pelo aumento da massa muscular no seu corpo. 

 Mudar de hábitos, ter uma alimentação saudável e treinar diariamente é o desejo de vida para muitas pessoas, algumas por falta de tempo e motivação acaba deixando de lado esse projeto, já outras investem o pouco de tempo que tem para cuidar na saúde. 

Se sua intenção é levar uma vida menos sedentária a primeira dica é que você comece pela alimentação, procure dicas com um especialista em nutrição, talvez seja necessário fazer uma reeducação alimentar de acordo com o seu objetivo, ou seja, montar um cardápio para ganhar ou diminuir o peso. 

Mas, não precisa esperar tanto tempo para cuidar da alimentação, comece hoje eliminando alimentos que contêm excessivamente gorduras, açúcar, sal e outros ingredientes prejudiciais à saúde. 

 

Qual é o seu objetivo? 

Tendo em mente o seu objetivo, tudo ficará mais fácil de alcançar. Portanto se seu objetivo for ganhar massa, a sua alimentação deverá ser hipocalórica, logo, tudo o que você irá precisar é comer mais do que você normalmente gasta. 

Se sua intenção é o contrário, você deverá reduzir o que come, e, se não houver uma redução no consumo da alimentação, fica ainda mais difícil chegar ao objetivo final.  

Por isso é imprescindível adequar a alimentação, tempo e o tipo de treino (tente achar um que você se adapte e chegue ao seu objetivo mais rápido).  

Para quem já escolheu o que treinar, surge uma dúvida muito comum, o que comer antes e depois de cada atividade? A resposta pode até soar como simples, mas os erros são tão comuns e por isso precisamos falar sobre isso. Erros que em geral pode comprometer seriamente o treino. 

Treinar em jejum, por exemplo, pode até gerar emagrecimento, mas a massa muscular não irá aumentar. O treinamento eficiente é aquele que aumenta a resistência da musculatura, traz prazer em realizá-la e ainda promove o emagrecimento. 

As dietas também podem comprometer a sua saúde, principalmente se for aquela que restringe o consumo de vários alimentos e é possível comer somente um alimento. 

 

O que posso comer? 

Você pode comer qualquer alimento, desde que contenha esses tipos de nutrientes listado abaixo. Para emagrecer ou engordar não existe uma “fórmula mágica”, cada passo de uma vez, primeiro vá regulando cada refeição de acordo com a sua necessidade (diminua ou aumente cada porção), comece a fazer atividade física (escolha uma que te deixe motivado), tenha em mente também que é super necessário regular o sono e não podemos deixar de lado a hidratação constante. 

  1. Carboidratos. 
  2. Proteínas. 
  3. Lipídeos. 
  4. Fibras. 
  5. Ferro. 
  6. Cálcio. 
  7. Potássio. 
  8. Vitaminas A, B, C e E. 

Cada nutriente é encontrado em vários tipos de alimentos, por isso a necessidade de mudar o consumo de alimentos. Quando falamos em dieta equilibrada, citamos diversos tipos de alimentos, como, os cereais integrais, verduras, legumes, frutas, oleaginosas, carnes magras, ovos, laticínios e por assim vai. 

O carboidrato, diferentemente do que muitas pessoas pensam, ela tem um papel fundamental para garantir nutrientes essenciais antes do treino, e deverá ser consumida (claro, que com moderação).  

Os nutrientes oferecidos pelos carboidratos fornecem energia, que servem para melhorar os organismos, que no qual ajusta o metabolismo afim de queimar a gordura, sendo assim, independentemente do horário do seu treino o mais indicado é o consumo (normal) dos derivados de carboidratos. 

A lista que podemos listar é imensa, entre eles estão batata doce, cereal e até mesmo o pão. Algumas frutas possuem carboidratos de rápida absorção, e por isso é indicada para o consumo perto do treino, principalmente se for pelas manhãs. 

 

O que comer depois do treino?

Quando praticamos qualquer atividade, há uma perda de caloria e energia, se fazemos esse treino todos os dias e não repomos a quantidade ideal, ficamos fracos e logo perdemos a motivação para continuar o treino. Mas o que eu como?  

Depende da hora que você for treinar, se for de manhã é preferível que você consuma alimentos “leves” depois do treino, por exemplo, frutas ou até mesmo tapioca (com um recheio leve). O suco de frutas, que pode ser facilmente misturada com leite, é uma combinação perfeita de carboidratos e proteínas. 

Já os treinos nas demais horas precisam ser acompanhadas de refeições completas, carboidratos, proteínas e vitaminas. Lembrando que é muito importante manter uma variedade de alimentos e que eles sejam preferencialmente orgânicos. 

Antes de começar uma reeducação alimentar, consulte o nutricionista, somente ele poderá passar um cardápio de acordo com a sua necessidade.  

 

Uso de suplementos.

Preste atenção, o suplemento não é proibido, mas se o uso for descontrolado pode trazer prejuízos à saúde e pode até influenciar os resultados sobre o seu peso. O uso dos suplementos nutricionais deve ser utilizado somente depois de uma análise (com o uso de exames prescrito). O seu médico deverá ser consultado antes do uso de suplementos. 

Bom, não há dúvida de que praticar atividades físicas faz bem para a saúde física e mental. Ainda mais se é aliada a uma alimentação saudável e equilibrada. Coloque objetivos na sua vida, pense na sua saúde como você pensasse no seu filho, cuide dela! 

Sinta-se motivado e comece a mudar a sua alimentação. 

Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!       

Um grande abraço e até o próximo post.    
Educador físico César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00